B i o g r a f i a

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos de clarinete em 1978, com o Professor Rafael Galhardo Caro, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Com o Professor José Máximo teve aulas de interpretação e repertório. Integrou o Quinteto de Sopros de Gramado onde teve sua estréia oficial em novembro de 1982 no Theatro  Municipal de São Paulo. 

Edmilson Nery atuou como Primeiro Clarinetista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) de 1981 a 2004, nesse período se apresentou em vários concertos internacionais tais como: Balé Bolshoi no Theatro Municipal de São Paulo e com o violonista Paco de Lucia no Memorial da América Latina entre outros. Com a OSESP participou do concerto de inauguração da Sala São Paulo e de várias turnês pela América Latina, Estados Unidos e Europa, tocando nas principais salas de concerto como o Lincoln Center em New York, Meistersingerhalle em Nürnberg, Kongresshalle em Augsburg ambas na Alemanha, Victoria Hall em Genève e na famosa Tonhalle em Zürich na Suiça. 

Edmilson Nery realizou importantes gravações com a OSESP, como a Integral das Sinfonias de Camargo Guarnieri e dos Choros e Bachianas, de Villa Lobos, lançadas no Brasil pela Biscoito Fino, e no mercado Internacional pelo selo sueco BIS. Professor de Clarinete na Escola Municipal de Música de São Paulo de 1989 a 2011. Primeiro Clarinetista em importantes Orquestras tais como: Orquestra Nova Sinfonietta, onde participou da gravação de Pedro e o Lobo, obra do compositor russo Sergei Prokofiev, com narração da cantora Rita Lee (1989). Primeiro Clarinete da Orquestra Nova Filarmonia na apresentação de Luciano Pavarotti no Estádio do Pacaembu em 1991. No ano de 1999 foi indicado como “Melhor Solista Instrumental” ao Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita. Recebeu o “Prêmio Especial ao Mestre” no Sexto Prêmio Weril para Solistas de Instrumentos de Sopro. 

Integrante e Co-fundador do grupo Sujeito a Guincho desde sua fundação, Edmilson Nery trabalha juntamente com Luca Raele, Luis Eugênio Afonso (Montanha), Sergio Burgani, Nivaldo Orsi e Diogo Maia. Se trata de um Grupo de Clarinetistas de vanguarda que interpreta música Erudita, Contemporânea, Jazz, Choro e MPB  em composições próprias e arranjos inovadores. Vencedor do Prêmio Eldorado de Música em 1995, ano do primeiro CD do Grupo pela Gravadora Eldorado. Venceu também o Prêmio Sharp de Música como melhor álbum de Grupo Instrumental em 1996. Em 2001 o Grupo lançou seu segundo CD ”Die KlarinetMaschine” pela gravadora YB Music. Com o  Sujeito a Guincho obteve reconhecimento internacional, através de convites para apresentações no ClarinetFest em 1997 no Texas, 1998 em Ohio e 2001 em New Orleans.

Edmilson é presença constante como professor em importantes festivais de música tais como os de Curitiba, Itú, Poços de Caldas, Brasília e Campos do Jordão.

Atualmente é Professor de Clarinete no Instituto Baccarelli e Professor de Clarinete e Música de Câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). 

Atua na área de Workshop e MasterClass (Técnica & Expressividade, Metodologia de estudo, Sonoridade, Interpretação, Repertório, Excertos Orquestrais, Performance e Técnicas de Raspagem em palhetas). É responsável pelo  Atellier Edmilson Nery, onde ministra aulas particulares, orientação para grupos de câmara, trabalhos de restauração e reformas em clarinetes.

© 2017 Edmilson Nery

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube